3 maneiras para começar a meditar hoje

Sendofelipe
3 min readDec 16, 2020

--

O ano de 2020 foi com certeza uma das maiores comprovações pra mim dos benefícios da meditação. Tempos marcados pela pandemia no trouxeram de volta a nossos lares onde encontramos — cada um à sua medida — dolorosos desafios e bondosos presentes.

A meu ver, está aqui um dos maiores benefícios da prática meditativa: definiria como um bálsamo para a ferida, para a dor.

Que dor e sofrimento é parte da vida humana todos sabemos, mas buscamos a felicidade, espontânea felicidade, e esta infelizmente não existe, não é pura, e se é, passa ligeiro. A dor não. Alguém aí já viu uma ferida sarar sem dor e em um passe de mágica? Já foi curado instantaneamente de alguma mazela física ou emocional? Duvido muito. Mas asseguro que num estalar de dedos, a euforia de uma pensada felicidade foi-se embora. Escafedeu-se. Assim a roda da vida respeita o seu manejo: uma hora estamos arriba, outrora, abajo.

Doer, sofrer e chorar é parte do nosso sentir — e da nossa intuição, temos todos os recursos necessários para podermos nos auto perceber e seguir nossos próprios caminhos, sem influencias, sem medidas injustas ou balanças desmedidas. A vida é justa, é pura matemática.

Falar de matemática pra mim só aqui mesmo e em texto, até pra calcular alguma coisa preparo meu ambiente e meus papeis pro que mais me da gosto fazer: filosofar. Mas sim, vivemos em pura matemática: o que deves aqui, serás cobrado ali; mais um bom motivo para aprender a meditar, perceber, observar, intuir e tomar melhores decisões. Sim, a praticar Zazen (meditação) é uma das formas mais incríveis para obter-se respostas e entender qual o melhor caminho tomar.

Portanto, já sabendo que a vida é Dukkha (sofrimento em Páli) e que somos guerreiros prontos para encararmos todo e qualquer desafio que nos é apresentado, podemos criar e agir com base nas melhores estratégias que funcione efetivamente para casa singularidade humana. Sofrer, sentir, meditar, cuidar, seguir. Seguir sempre.

A fim de contribuir ainda mais com este papo meditativo, deixo aqui 03 maneiras muito tranquilas para começar a meditar e fazer da meditação uma prática diária incorporada na sua rotina, repito, de um jeito beeem tranquilinho? Vamos Zen?

  1. Caminhe. Sempre ouço que as pessoas não conseguem ‘parar’ e meditar ou ‘parar’ e ficar em silêncio por um tempo maior de 5 minutos. Agora pergunto: Você consegue fazer uma caminhada de 1hora? Pois bem, se caminhas uma hora, meditas uma hora. Comece por ai, caminhar é uma das práticas meditativas que existe.
  2. Deite-se. O Yoga prepara o corpo para meditação. “Ah, então preciso fazer Yoga, agora?”; “Yoga é caro”; “Não tenho essa elasticidade toda”. Vamos lá! Praticar Yoga é um outro papo, também muito relevante. E nesse sentido, sempre que finalizamos uma prática de Yoga, fazemos uma postura de relaxamento que se chama Shavasana (postura do cadáver). Relaxa! É deitar em uma postura e permanecer algumas respirações em um período de tempo que você determinar. Confere aqui no Link.
  3. Na cadeira. Simplesmente sente-se em uma cadeira, costas eretas, pés descalços tocando o chão e mãos com as palmas das mãos sobre as cochas. Respire. Observe sua respiração. Colha os benefícios.

O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em ti. Namastê.

--

--

Sendofelipe
Sendofelipe

Written by Sendofelipe

empreendo a vida, a agência sotaque e pesquiso psicologia junguiana e língua.

No responses yet